rotamonumentosevora

Neolítico

Arte neolítica

O Neolítico, também denominado de Idade da Pedra Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra lascada e pedra polida), é o período da Pré-História que começa em 8000 a.C.

A arte do neolítico inicia-se com a Revolução neolítica, período revolucionário na história que, no Médio Oriente, teve início há cerca de 10.000 anos, quando o homem começa com êxito a domesticar animais e a dar os primeiros passos na agricultura, cultivando gramíneas cerealíferas. A partir desse momento o homem aprende a assegurar a sua alimentação pelo próprio trabalho e torna-se sedentário formando aldeias. Surge a produção de cerâmica, a fiação e a tecelagem, assim como métodos básicos da construção arquitectural em madeira, tijolo e pedra. Iniciam-se também neste período as imponentes estruturas megalíticas, construções feitas com grandes pedras monolíticas, relacionadas com o culto dos mortos ou com objectivos religiosos.

De um modo geral, a produção artística deste período é caracterizada pelo surgimento de parâmetros geométricos, relacionada a uma suposta evolução dos padrões naturalistas-realistas para um abstraccionismo na representação das formas. Neste período (Idade da Pedra Polida) o homem deixa a organização primária de bandos errantes de caçadores para ingressar num tipo de vida mais complexo dos povos sedentários, aproximando-se gradativamente do estágio das vastas organizações sociais, das quais nasceriam os primeiros Estados.

As primeiras aldeias são criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantação) e água para os homens e animais. Também neste período começa a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc). O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos. A disponibilidade de alimento permite também às populações um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva à criação de peças de cerâmica, que vão gradualmente ganhando fins decorativos.

Surge também o comércio, o dinheiro, que facilita a troca de materiais, e que era, na época, representado por sementes. Estas sementes, diferenciadas umas das outras, representam cada tipo, cada valor. Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outros utensílios com outras aldeias.

Neste momento deixam de usar peles de animais como vestuário, que dificultam a caça e muitas outras actividades pelo seu peso, e passam a usar roupas de tecido de lã, linho e algodão, mais confortáveis e leves. Essas mudanças de comportamento foram consideradas muito importantes porque foram decisivas para a sobrevivência dos povos nesse período.

   Os monumentos mais importantes e característicos da arquitectura neolítica foram as construções palafíticas e as megalíticas. As construções palafíticas são habitações rústicas de madeira, reunidas em verdadeiras cidades erguidas sobre pilotis, estacas resistentes e profundamente enterradas no fundo dos lagos ou às margens de rios, em várias regiões da terra.

   Os monumentos megalíticos são enormes construções de pedra toscamente lavrada, que assumem formas e disposições diversas e recebem denominações de menir, alinhamento, cromeleques e dólmen.

   No Neolítico decrescem as actividades dos escultores e pintores, desenvolvendo-se bastante as dos ceramistas. De seguida os escultores começam a utilizar a argila, surgindo os vasos com motivos geométricos. Foram encontradas peças na Roménia e Hungria.

   Os escultores depois de executarem com esmero o trabalho de lascar a pedra, poliam-na com atrito sobre uma camada de areia molhada, contra pedras mais resistentes. O trabalho de polimento assume escala industrial com a produção em série de facas, raspadores, machados e ponta de flechas, que seriam comercializados, trocados por outros artefactos ou produtos naturais.

   A pintura no Neolítico torna-se mais decorativa. Observa-se uma completa revolução estilística, a primeira verificada na arte, onde os pintores abandonam o realismo figurativo do paleolítico e tendem agora a simplificar, esquematizar, geometrizar, substituindo, muitas vezes, as imagens visuais por símbolos e signos (formas abstractas).

A Revolução Neolítica durou por volta de 10.000 anos, e seus principais pontos são:

A crosta terrestre aquece, aumentando o nível dos mares e resultando em alterações climáticas.

Formam-se grandes rios e desertos, além de florestas temperadas e tropicais.

Animais de grande porte desaparecem e dão origem à fauna que conhecemos hoje.

A vida vegetal modifica-se, favorecendo a sobrevivência humana.

Dão-se grandes conquistas técnicas do homem que, aliadas às transformações do ambiente, permitem ao ser humano controlar gradativamente a natureza.

O homem aprende aos poucos a reproduzir plantas, domesticar animais e estucar alimentos.

A agricultura e a domesticação de animais favorecem um sensível aumento populacional em algumas regiões.

Ampliam-se as conquistas técnicas, como a produção de cerâmica.

Os povos aprendem aos poucos como se organizar e trabalhar em sistemas cooperativos.

O homem da Idade da Pedra não conhecia a escrita, ele gravava desenhos nas paredes das cavernas, que utilizava como meio de comunicação.

O Neolítico, pelo fato de ter sido o último período pré-histórico, terminou com o surgimento da escrita. A transição do Neolítico para a Idade dos Metais (Idade do Bronze e Idade do Ferro) caracterizou a transição da Pré-História para a História.

Erguem-se neste período os monumentos megalíticos, construídos sobre blocos de pedra monumentais e verticais – do grego mega, megalos, grande, e lithos, pedra – com fins simbólicos e religiosos, mas principalmente funerários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: